Manaus – Estão abertas até 7 de agosto as inscrições da primeira edição do Start-Ed, programa de estímulo a startups educacionais, para o desenvolvimento de aplicativos, softwares, games ou outras ferramentas digitais para educação. Serão selecionados até dez projetos que receberão apoio técnico e financeiro da Fundação Lemann.
Nesta primeira edição do Start-Ed, serão consideradas propostas focadas na alfabetização, leitura e escrita – da educação infantil ao ensino médio. Os projetos podem abordar, por exemplo, o primeiro contato com as letras, a compreensão de textos por crianças com defasagem idade série, a redação e a literatura para adolescentes, entre outros.
O objetivo da iniciativa é fomentar a inovação na educação e desenvolver um ambiente de negócios mais dinâmico nesta área, incentivando empreendedores a olhar para o setor educacional e aproximando-os de escolas e redes de ensino no Brasil. Elas podem ser usadas por estudantes ao mesmo tempo e conforme o ritmo de cada um, permitindo grande ganho em escala e ensino personalizado. Esses produtos possibilitam ainda que professores e gestores escolares tenham informações constantes sobre o progresso dos alunos, potencializando o planejamento de aulas e de intervenções pedagógicas.
As propostas para participar do Start-Ed podem ser apresentadas por pessoas físicas, empresas ou organizações sem fins lucrativos, representadas por uma equipe de até três pessoas. As inscrições estão abertas até às 23 horas do dia 7 de agosto e os resultados serão divulgados no site da Fundação Lemann em 28 de agosto.
Entre setembro e dezembro de 2013, os selecionados irão participar de seis encontros presenciais em São Paulo, com palestras, oficinas e debates sobre temas como neurociências e aprendizado, design instrucional e desenvolvimento de software educacional. Os empreendedores receberão ainda orientação para pesquisa, prototipagem e teste do produto.
Os selecionados também terão acesso a uma rede de contatos de escolas públicas, especialistas, governo e investidores. A ideia é que possam se familiarizar com os diversos níveis de clientes, financiadores e reguladores, de maneira a compreender melhor o mercado de ferramentas digitais para educação.
O aporte de R$ 20mil será oferecido em três parcelas segundo o cronograma de entregas de cada projeto, estabelecido em conjunto com a Fundação Lemann.
Em dezembro, os produtos apoiadas pelo primeiro Start-Ed se apresentarão para uma comissão avaliadora. Aqueles que forem bem avaliados e tiverem potencial de impacto em escala poderão receber mais recursos e apoio em 2014.
Fonte: Agência Fapeam
Notícias em Comum

Palestra aborda como transformar tecnologias em negócios
fevereiro 15, 2016
PPG-CASA divulga calendário do primeiro semestre de 2016
fevereiro 11, 2016
Ufam comemora 45 anos de ensino de Jornalismo na Amazônia
novembro 23, 2015
Ufam realiza seminário em comemoração ao Dia da Consciência Negra
novembro 14, 2015
Encontro de Pró-reitores da Região Norte é realizado em Manaus
agosto 15, 2015
Ufam oferece bolsas/auxílios a estudantes
abril 25, 2015