Campus Notícias — 05 junho 2013

Manaus - Os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, localizada no bairro D.Pedro I em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, realizaram hoje das 13h30 às 16h,  uma Feira de Comunicação na Escola , como resultado final do Projeto Beraba Moleque da acadêmica de jornalismo da Ufam, Ítala Lima.

O Projeto “Beraba Moleque”, menino brilhante na linguagem tupi-guarani, é uma atividade de Extensão da UFAM, que trabalha o universo da comunicação e educação por meio de uma prática educomunicativa, onde a publicidade, o consumo e o consumismo foram temas de debates em  sala   de  aula.

A idealizadora do projeto Ítala Lima, comenta sobre os resultados do evento

“O  projeto foi feito para os alunos com o objetivo de tentar integrar o campo da comunicação e da educação e foi realizado por eles. Hoje essa feira de comunicação foi o grande resultado desse trabalho que teve muita dedicação e que a lição que tiramos foi de que esses projetos podem trazer para a sociedade uma reflexão sobre mundo em que nós vivemos.”.

Durante 3 meses, os alunos participaram de oficinas e palestras sobre a publicidade, consumo e consumismo e também analisaram propagandas de mídias publicitárias, como: revistas e comerciais de TV. Os participantes do projeto, alunos da 5ª serie do ensino fundamental, além de criar uma consciência mais crítica sobre o tema, com ênfase no consumo consciente, puderam aprimorar sua expressão comunicativa e seu desempenho nas aulas de português, uma vez que os conteúdos do projeto interagiram com alguns assuntos da disciplina, tornando o aprendizado mais motivador e fazendo com que os alunos tomassem gosto pelo estudo.

A aluna  Vitória da Silva fala  da importância de ter participado do projeto

“Foi uma experiência enorme. Aprendemos um monte de coisas sobre o consumo, publicidade e o consumismo. Também aprendemos sobre o que é necessário comprar, não aqueles que têm embalagens bonitas, mas devemos comprar de boa marca.”.

O projeto Beraba Moleque conta com o apoio dos acadêmicos e professores do curso de Comunicação da UFAM; do Programa de Mídias Digitais da UFAM – Ecoem e de pedagogos e professores  da    Escola.

Matéria: Jéssica Tammi e Synde Libório

Imagem: Saulo Monte