Notícias — 26 março 2013

Manaus - Alunos da rede pública estadual de ensino do Amazonas terão a oportunidade de aprender um novo idioma. Trata-se do programa ‘Amazonas Bilíngue’, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Serão oferecidas mil vagas em cursos de inglês para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, com a duração de dois anos (2013/2014). O objetivo é capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Polo Industrial de Manaus ou em demais atividades.

 

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, esta é uma iniciativa pioneira no Amazonas que visa oferecer maiores oportunidades de formação aos jovens.

“É uma grande iniciativa do Governo do Estado e que a médio prazo trará imenso benefício a nossa juventude, especialmente nesta época que antecede a Copa do Mundo da Fifa. De imediato ofereceremos mil vagas e trabalharemos para expandir para mais mil no ano de 2014”, disse Silva.

Segundo o secretário da Seduc, o projeto funcionará em Manaus e em mais seis municípios do interior do Estado: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. “Será um curso de dois anos, com carga horária de 200 horas, cujas aulas serão ministradas sempre aos sábados”, explicou o secretário, mencionando que 20 de abril é a data prevista para o início das aulas.

Os alunos que obtiverem êxito na seleção e participarem do curso terão acesso a um kit constando: livro, CD-ROM e ainda camiseta e bolsa do programa.

Inscrições e critérios de seleção

As inscrições para a participação estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente por qualquer estudante que esteja regularmente matriculado em 2013 no 1º ano do Ensino Médio em escola da rede pública estadual. As inscrições podem ser realizadas no período da manhã (8h às 11h), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 21h) em qualquer escola da Seduc nos sete municípios participantes.

Os atendimentos serão realizados até o dia 2 de abril, com exceção dos finais de semana e feriados da Semana Santa.  O cadastro pode ser feito pelo próprio estudante, caso seja maior de idade, ou pelo seu responsável, no caso de o interessado ter menos de 18 anos.

Conforme edital, a seleção terá como primeiro critério de seleção a somatória das notas dos quatro bimestres letivos de 2012 dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Havendo empate servirá como critério de acesso: a maior soma das notas de Língua Portuguesa; a maior soma das notas de Matemática e, persistindo, a menor idade do candidato.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 9 de abril no portal da Seduc.

Acesse o Edital de Inscrição

Fonte: Agência Fapeam

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais