Campus — 22 julho 2013

Manaus - Nesta semana, o Cine & Vídeo Tarumã traz a programação “Artista do Mês: Abbas Kiarostami”. O diretor, roteirista, fotógrafo e produtor iraniano, é um dos artistas mais importantes do cinema atual. Aclamado por grandes diretores, pela crítica e pelo público, o cineasta já se envolveu em mais de quarenta filmes e tem a reputação de produzir obras de realismo, simplicidade diegética e a complexidade estilística, bem como o seu fascínio com viagens físicas e espirituais. Os filmes de Kiarostami contém um notável grau de ambiguidade, umamistura de simplicidade e complexidade, e muitas vezes uma mistura de elementos de ficção e documentário.Então trazemos nessa semana três filmes desse importante diretor.

Na segunda feira, dia 22, o filme escolhido se chama “Shirin”. No filme, cento e catorze atrizes iranianas e uma estrela francesa são espectadoras mudas da representação teatral Khosrow e Shirin, um poema persa do século XII, encenado por Kiarostami. O desenvolvimento do texto – que sempre apaixonou os espectadores na Pérsia e no Médio Oriente – permanece invisível para o espectador do filme. Toda a história é contada pelos rostos intensos e belos das mulheres que assistem ao espetáculo. Um mapa de ricas e pungentes emoções.

Na quarta feira, dia 24, será exibido o filme “Cópia Fiel”. Na trama, James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle, uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente. Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens. Ganhou o prêmio de “Melhor Atriz” no Festival de Cannes, ganhou o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro” no San Francisco Film Critics Circle e ganhou prêmio de “Melhor Filme” no Valladolid International Film Festival.

Fechando a programação, na sexta feira, dia 26, teremos o filme “Um alguém apaixonado”. O drama conta a história de um senhor e uma jovem que se encontram em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele e ele acha que a conhece. Ele a convida para sua casa, enquanto ela oferece-lhe seu corpo. Mas nada o que se constrói entre eles no espaço de 24 horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro. Foi indicado ao Asian Film Festival nas categorias: melhor fotografia, melhor diretor e melhor ator coadjuvante,  indicado no Festival de Cannes ao prêmio Palma de Ouro e também indicado ao Chicago International Film Festival na categoria “Melhor longa-metragem internacional”.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.