PPGCCOM

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou suas atividades em março de 2008 como o primeiro mestrado acadêmico em Comunicação da Região Norte a ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde então tem atuado na formação de recursos humanos especializados em Comunicação, impactando positivamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino e Pesquisa (IES), públicas e particulares, sediadas no Amazonas e nos demais estados da Amazônia Legal.

Tem como área de área de concentração os ecossistemas comunicacionais, campo de estudos no qual os processos comunicativos são entendidos a partir da complexidade envolvida nas relações estabelecidas entre os diferentes sistemas que dão vida às práticas comunicativas. Suas pesquisas estão organizadas em duas linhas, Redes e processos comunicacionais e Linguagens, representações e estéticas comunicacionais (leia mais em “Proposta do Programa ”).

As atuais linhas de pesquisa entraram em vigor em 2013 como resultado do primeiro processo de reformulação da Proposta do Programa. As linhas anteriores denominavam-se “Ambientes Comunicacionais Midiáticos” e “Processos Informacionais Científicos” e funcionaram no período de 2008 a 2012. A área de concentração é a mesma desde a fundação do Programa, com redação atualizada.

Situado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), em Manaus, o PPGCCOM surgiu no Departamento de Comunicação Social, do qual fazem parte a quase totalidade de seus professores. A organização da proposta de Aplicativo para Proposta de Cursos Novos (APCN) foi liderada pelo Prof. Dr. Gilson Vieira Monteiro, que se tornou o primeiro coordenador do Programa (2008-2011).