Notícias — 15 agosto 2015

Manaus - Identificar os avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão, com base nas experiências institucionais; e propor estratégias e mecanismos para institucionalização e consolidação da interdisciplinaridade nas universidades da região norte foram alguns objetivos do Encontro que teve início nessa sexta-feira (14), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Palestras e mesas redondas discutiram o tema central do Encontro: “Internalização da Interdisciplinaridade e Integração Regional: Teorias e Práticas”. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, professor Dr. Gilson Vieira Monteiro foi um dos expositores da mesa redonda “Interdisciplinaridade na Pós-graduação na Região Norte: avanços e desafios”.

Segundo o Pró-Reitor, para se internalizar a interdisciplinaridade na Pós-graduação é necessário que se promova uma mudança radical nas estruturas acadêmicas e administrativas das Instituições. “Sem mudarmos radicalmente os processos de avaliação atuais, fracassaremos no desafio de internalizar a interdisciplinaridade na Pós-graduação brasileira. Ou nos preocupamos com o processo global de educação, essencialmente a Educação Básica, ou, em breve, não teremos estudantes nem para as vagas dos cursos de Pós-graduação existentes,” declarou.

O Encontro de Pró-Reitores da Região Norte, faz parte da programação de atividades do Fórum dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), entidade que congrega mais de duzentas instituições de ensino superior de todos os segmentos (públicas federais, estaduais e municipais; comunitárias e privadas) e de todas as regiões do país, com cerca de 260.000 discentes e 85.000 docentes de pós-graduação stricto sensu, distribuídos nos 5.812 cursos. O Fórum tem sido protagonista, atuando ativamente em prol do desenvolvimento e consolidação da pós-graduação, da ciência, da tecnologia e da inovação no país.

No sábado (15), os participantes do encontro irão elaborar a Carta de Manaus, que depois será encaminhada ao DN-FOPROP para discussão no ENPROP.

Texto: Karen Leão