Notícias — 17 julho 2013

São José dos Campos - Até o dia 26, um grupo de 40 estudantes de engenharia, física e computação, entre outras áreas, aprenderá sobre todas as fases para o desenvolvimento de um satélite com os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).

O Curso de Inverno 2013 – Introdução às Tecnologias Espaciais, que começou no dia 8, consiste de três semanas intensas de aulas, visitas técnicas e um estágio, oportunidade de aproximação entre os experientes técnicos e engenheiros e os futuros profissionais do país.

As aulas apresentam desde as missões espaciais em desenvolvimento no Inpe, fornecendo aos participantes um panorama de futuro em termos nacionais, até a descrição detalhada de um sistema espacial e todos os subsistemas a bordo de um satélite. Também há palestras sobre as restrições e cuidados no projeto e NA construção de equipamentos, bem como os meios de qualificação exigidos para o lançamento e a operação em ambiente espacial.

“Apresentamos as noções básicas de engenharia e tecnologia espaciais, com ênfase em engenharia de sistemas, projeto, montagem, testes e operação de satélites”, explica um dos organizadores do curso, Marcos Sanches, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do Inpe.

“A programação contempla ainda as atividades de rastreio e de controle de satélites, bem como a de aplicações, objetivo primordial das missões espaciais. Além disso, incluímos palestras sobre temas de outras áreas do Inpe, como computação aplicada, ciência espacial e observação da terra.”

Estrutura

Durante o curso, os universitários têm a oportunidade de conhecer várias instalações do instituto, como o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Centro de Controle de Satélites (CCS) e o Miniobservatório Astronômico.

Gratuito, o Curso de Inverno vem sendo realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para disseminar a tecnologia espacial e despertar o interesse dos jovens brasileiros pelo setor.

 

Fonte: Ministério da Ciência Tecnologia e Informação

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais

(0) Comentários dos Leitores

Comments are closed.