Campus Comunicação ICHL — 28 julho 2014

Manaus – Durante os dias 28, 30 de julho e 1 de agosto, o projeto Cine & Video Tarumã exibirá sucessos do cinema inspirados no fim do mundo para ir as telonas. Filmes como Melancolia, de Lars Von Trier, 4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara,  e Presságio, de Alex Proyas poderão ser assistidos essa semana no auditório Rio Negro, com o inicio das sessões as 12:30, a entrada é gratuita.

O filme que abre a semana é “Melancolia”. A obra que é dividida em duas partes mostra as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Afastadas com o tempo, nem o casamento de Justine e Michael (Alexander Skarsgard) serve como desculpa para aproximá-las. Mesmo com uma luxuosa festa na casa de Claire, tudo se revela artificial e após a cerimônia Justine começa a ficar melancólica e deprimida. Na segunda parte do filme, a preocupação é outra. Segundo cientistas, o planeta Melancolia cada vez mais se aproxima da Terra o que acarretará em um grande choque muito em breve. Enquanto Clarie se apavora com a possibilidade, Justine se mostra calma e conformada.

Na quarta-feira (30) é a vez de “4:44 – O Fim do Mundo”. O filme retrata Cisco (Willem Dafoe), um ator de meia idade que namora Skye (Shanyn Leigh) uma jovem artista plástica. O casal se prepara pra viver o ultimo dia de suas vidas pois sabem que as 4:44 do dia seguinte, a Terra e toda raça humana será extinta. Com o peso dessa informação, ambos estão conscientes de que nada podem fazer para evitar a catástrofe e terão de aproveitar o pouco tempo que lhes resta para viver e encontrar uma maneira de lidar com o significado disso tudo.

Encerrando a programação na sexta-feira (1), o filme do dia é “Presságio”. O longa se inicia em 1959, quando um grupo de alunos fazem uma serie de desenhos sobre como imaginam o futuro, guardados em uma capsula do tempo. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios o qual a menina diz terem sido ditos por um cego. 50 anos depois, a cápsula é reaberta e o desenho misterioso chega as mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury), filho de John Koestler (Nicolas Cage), um professor de astrofísica que percebe que a imagem trata de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar e descobre que três tragédias previstas ainda irão ocorrer.

O projeto Cine & Video Tarumã traz toda semana filmes diferentes com base em diversos temas. As sessões ocorrem segunda, quarta e sexta no auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, com inicio as 12:30 e tem entrada gratuita para toda comunidade acadêmica.

Texto: Juan Gabriel

Fonte: Portal UFAM