Campus Multimídia — 24 janeiro 2013

Manaus – Aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), no auditório Rio Javari da UFAM, uma palestra sobre o Programa Nacional de Controle da Qualidade da Água com a participação do biólogo da Funasa, Kelmer Batalha Passos.

A universalização do serviço de abastecimento de água é uma das grandes metas para os países em desenvolvimento, por ser o acesso à água, em quantidade e em qualidade, essencial para reduzir os riscos à saúde pública. Com o objetivo de avançar nesse tema, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) criou o Programa Nacional de Controle da Qualidade da Água (PNCQA), que prioriza ações em municípios com até 50 mil habitantes, comunidades quilombolas, reservas extrativistas, assentamentos rurais e populações ribeirinhas.

O objetivo geral do Programa é fomentar ações, planos e políticas de controle de qualidade da água para consumo humano a fim de garantir que a água produzida e distribuída tenha o padrão de qualidade compatível ao estabelecido na legislação vigente.

Ao final da palestra, os participantes foram conduzidos ao estacionamento da Faculdade de Tecnologia, onde foi apresentada a Unidade para Controle da Qualidade da Água (UMCQA), que é atua em municípios e comunidades do Amazonas garantindo a análise da qualidade da água que é levada para a população.

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais