Campus — 17 março 2016

Em tempos de crise econômica, inovação é fundamental. E foi pensando nisso que a parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia (PROTEC) e do Observatório de Economia Criativa do Amazonas (OBEC -AM), e a Strategos Gestão Cultural resultou numa cartilha que tem o objetivo de nortear quem deseja empreender!

 

Com o título: “Oportunidade em rede – um guia de economia criativa”, a cartilha deseja atingir pessoas que estejam interessadas em empreender e que queiram conhecer e entender melhor a temática da Economia Criativa, uma alternativa de crescimento que tem como foco os aspectos intangíveis da produção (o conhecimento humano e a criatividade), como forma de geração de valor.

 

De acordo com a co-roteirista, Saraj Gabriela Farias, a cartilha traz uma linguagem simples e acessível. “Esse conteúdo ainda é tão novo (a Economia Criativa começa a ser debatida no cenário mundial nos anos 90), então a linguagem dos quadrinhos facilita ainda mais a compreensão do conteúdo e gera interesse em jovens e adolescentes”.

“Vivemos um cenário mundial onde apenas o menor preço não é mais diferencial de mercado (e mesmo que fosse, um mercado competitivo significaria uma batalha pelo menor preço, o que leva à exploração da mão-de-obra, não valorização dos recursos naturais e diminuição da qualidade dos produtos/serviços fornecidos)”, afirmou Sarah.

 

A ideia é potencializar o debate social sobre o empreendedorismo criativo e temas que o circundam, como a economia da cultura, a sustentabilidade, o papel da empresa para o bem estar social da sociedade onde se insere. Queremos despertar no público atingido pelo material a curiosidade de pesquisar e conhecer mais sobre esses assuntos.

A cartilha conta a história de Cristina, uma amante da culinária que sonha em abrir seu próprio negócio e com a ajuda dos seus amigos descobre que abrir uma empresa é mais complicado do que imaginava. Usando como plano de fundo a abertura de um restaurante, vamos conhecendo os conceitos e a teoria por trás da Economia Criativa. O roteirista do quadrinho, Evaldo Vasconcelos e a co-roteirista e ilustradora Sarah Gabriela Farias, estudam e pesquisam a Economia Criativa desde 2010 e possuem cursos na área de instituições como a Fundação Getúlio Vargas e Senac – DF.

 

O lançamento da história em quadrinhos “Oportunidade em rede – um guia de economia criativa”, será no dia 18 de março, às 16h no auditório do CETELI na Faculdade de Tecnologia da Ufam.

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais

(0) Comentários dos Leitores

Comments are closed.