Campus — 29 julho 2013

Manaus - Na próxima semana, fechando a programação do mês de julho, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, exibe filmes românticos mas que exploram histórias com raízes de profundo vigor erótico, capazes de alterar rumos na vida dos personagens. Este sentimento, mais que simples apelo cinematográfico, é algo vivido efetivamente por todas as pessoas e espelha-se nas relações amorosas marcadas por encontros, às vezes fortuitos, de arrebatamento sexual. Denominada“Paixões Intensas e Efêmeras”, a semana do Cine & Vídeo Tarumã aborda os temas da paixão, emoção e o romance, trabalhados pelo cinema desde os anos 20 do século passado. Na época do cinema mudo, o romance já era explorado pela sétima arte e até hoje, as complexidades das relações românticas ainda são cuidadosamente analisadas e apreciadas. Além das clássicas histórias de “finais felizes”, o romance também está muito presente em histórias de paixões momentâneas, passageiras, que ao primeiro instante podem não possuir grande significado, mas devido a sua própria natureza e intensidade, podem se tornar algo muito maior.

Nesta segunda feira, dia 29, será exibido o filme “Paixão e Sedução”, do diretor australiano Jonathan Teplitzky. A trama envolve o casal Cin e Josh que, ao se conhecerem em uma festa, rapidamente se sentem atraídos um pelo outro. Dividindo uma corrida de táxi para casa, ambos começam a pensar na possibilidade de passarem a noite juntos. Enquanto isso, os pensamentos de Josh refletem os de Cin. Ele a acha atraente e sabe que em poucas horas estará partindo para uma viagem. Sem pressão ou compromisso, os dois acabam se relacionando naquela noite. Só que, o que era para ser apenas mais um caso, transforma-se em verdadeiro amor. O filme, praticamente desconhecido no grande cinema, é uma pequena fábula de amor e foi indicado a oito prêmios pelo Instituto de Cinema da Austrália.

Na quarta feira, dia 31, o filme chileno “Na Cama”, do diretor Matías Bize, será apresentado, quando teremos a oportunidade de conhecer a trama que “motivou” praticamente um plágio pelo cinema brasileiro, ao ser lançado o filme “Entre Lençóis”, do colombiano radicado no país Gustavo Nieto Roa, em 2008. Na história original, de 2005, Bruno (Gonzalo Valenzuela) e Daniela (Blanca Lewin) se conheceram poucas horas antes, em uma festa, e agora estão numa cama de motel. Eles fazem amor, contam suas vidas e dividem sonhos, verdades, mentiras, anseios e medos. Ao fim da noite a intimidade entre eles é tão forte quanto passageira, já que terminará ao amanhecer. O filme ganhou mais de 35 prêmios internacionais, inclusive no Festival de Havana e no Festival Latino Americano de Lima, e foi lançado comercialmente em grande parte do mundo, com algumas limitações nos cinemas brasileiros. Também lançou para o seleto mundo dos cineastas criativos o chileno Matías Bize.

Encerrando a semana, na sexta feira, dia 02 de agosto, será exibida a polêmica obra do consagrado diretor espanhol Julio Medem “Um Quarto em Roma”. No filme, a jovem espanhola Alba (Elena Anaya) e a russa Natasha (Natasha Yarovenko) se conhecem ao acaso em uma noite de verão em Roma. A partir de então, elas passam doze horas juntas em um quarto de hotel. A princípio resistentes a qualquer tentativa de aproximação, temendo pôr em risco os relacionamentos reais que cultivam no exterior, as duas acabam cedendo a seus instintos sexuais mais inesperados, numa entrega apaixonada a uma liberdade que nunca experimentaram. No entanto, na tarde do dia seguinte, as duas devem embarcar em aviões com destinos distintos: cada uma retornará ao seu próprio mundo, em suas cidades de origem. O filme levou dois prêmios em festivais espanhóis, além de quatro indicações no Prêmio Goya, o principal da Espanha.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.