Notícias — 11 março 2013

Manaus - O  cenário literário ganhou uma obra voltada para profissionais do design. O livro ‘Cultura e design em produtos amazônicos’ foi lançado na noite de quinta-feira (07/03) no encerramento  do 2º Congresso de Design do Amazonas. O evento recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos do Estado do Amazonas (Parev).

 

A obra é resultado dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ‘Cultura e Design da Amazônia’, que faz parte do curso de bacharelado da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

De acordo com professora universitária Ninon Rose Jardim, a obra traz  uma coletânea  de artigos de diversos professores. “No livro, o leitor pode encontrar artigos no contexto de design artesanato, design joia, design editorial  e outros”, disse.

Lançado pela primeira vez em Manaus, o livro ainda será conhecido em Belém durante a Feira do Livro, que acontece no mês de abril.

Congresso

O 2º Congresso de Design do Amazonas  aconteceu em Manaus nos dias 05, 06 e 07 de março,  na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).

De acordo com Jardim, o congresso abriu espaço para o debate sobre o design amazônico na Região Norte. “Esperamos que mais tarde esse evento possa dar bons frutos para que, no futuro, possamos ter um congresso não só para o Amazonas, mas para todo o Norte”, disse.

O evento contou com a presença de acadêmicos e professores de Design, Artes, Arquitetura, Administração, Comunicação e Engenharia. Durante três dias os participantes trocaram experiências por meio de palestras, mesa redonda, lançamento de livro, mostra de animação e workshops.

No encerramento, o designer argentino Christian Ullmann proferiu a palestra ‘Design, inovação e gestão – ferramentas para novos produtos, novos valores e novos contextos’.  Ullmann é designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós-consumo e produção artesanal e semi-industrial. O designer utiliza seu trabalho como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, criatividade, tradição, economia e tecnologia, promovendo atividades de geração de trabalho e renda, competitividade, desenvolvimento local e valorização do território.

Sobre o Parev

O programa apoia, com recursos financeiros oriundos do governo estadual, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais