Notícias — 21 fevereiro 2013

Manaus - Nos dias 4 e 5 de abril, Manaus sediará a reunião da Oficina para elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia). O Amazonas é um dos nove Estados que compõem a Amazônia que estão recebendo a primeira rodada das oficinas.

O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), e conduzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), consiste em ouvir a opinião de especialistas das instituições de CT&I sobre temas que compõem os principais eixos propostos no Plano: infraestrutura, produção regional, formação, fixação e atração de pessoas à base técnico-científica regional, novo modelo de governança e ampliação dos polos de inovação regional.

No início de fevereiro, durante a reunião da Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Luís-MA, o CGEE definiu, junto aos representantes das instituições de C,T&I da região Norte, um cronograma de visitas aos Estados que compõem a Amazônia para definirem as ações de curto, médio e longo prazo, para os próximos 20 anos na área de CT&I.

De acordo com o secretário da SECTI-AM, Odenildo Sena, a participação dos Estados na construção coletiva do PCTI/Amazônia é o grande diferencial da proposta, pois possibilita continuidade das ações em prol do desenvolvimento do Norte. “Diferente de outros planos, que chegam prontos para ser executados, o PCTI/Amazônia será montado por nós, ou seja, pelos Estados componentes da Amazônia. Isso é algo inédito”, disse.

Após a consulta em todos os Estados, estimado para acontecer até o mês de julho, a entrega da versão final do PCTI/Amazônia pelo CGEE está previsto para outubro.

Fonte: Agência FAPEAM

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais