Notícias — 31 janeiro 2014

Manaus – O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30), no Campus Party, o lançamento do aplicativo E-SUS Samu, que permitirá que usuários do Brasil inteiro façam seus pedidos de atendimentos por meio de seus smartphones, o sistema é integrado ao Facebook e utiliza dados contidos na rede social, como sexo, idade, localização, entre outros dados que o usuário pode cadastrar na própria aplicação, como adesão ao plano de saúde, ou predisposição em doar órgãos.

O App funciona da seguinte forma: no momento em que o usuário aciona o botão de emergência do aplicativo, uma notificação é enviada para a pessoa marcado pelo usuário como primeiro contato, o chamado também pode ser publicado no mural do paciente no Facebook – dependendo das permissões configuradas – em seguida o sistema envia então os dados para a central de atendimento e repassa a ligação para o 192, para que as informações sobre o estado de saúde do usuário sejam informadas.

A partir de uma integração com o aplicativo Waze, que concentra em mapas dados sobre trânsito, como acidentes, desvios, congestionamentos, fornecidos pelos próprios usuários do serviço, o E-SUS Samu pretende diminuir o tempo de chegada da ambulância. Durante toda a espera, o paciente poderá acompanhar o trajeto do veículo e saber em quanto tempo ele chegará ao local, evitando, assim, uma possível desistência do atendimento quando a equipe já está a caminho, um dos problemas mais graves enfrentados pelo Samu.

O site em que é possível baixar o aplicativo já está no ar: www.samuemergencia.com.br . A partir dele, o usuário sincroniza o aplicativo com a conta do Facebook. Em março, o aplicativo será lançado também durante o carnaval de Salvador, e pretende facilitar o atendimento dos foliões brasileiros e do exterior, já que terá versões em inglês, espanhol, francês e alemão. A partir do mesmo mês, também estará disponível na Apple Store, para celulares com sistema iOS e na Google Play, para os smartphones com sistema Android.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Texto: Paulo Moura

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais

(0) Comentários dos Leitores

Comments are closed.