Campus — 06 fevereiro 2013

Manaus - Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pretende contribuir para o trabalho entre os professores e alunos surdos do Ensino Fundamental. O trabalho intitulado ‘Musicalidade dos surdos: Diálogos e Divergências acerca da música no espaço escolar’ foi desenvolvido pela estudante de Pedagogia, Marcya Gabryelle Freitas dos Santos sob a orientação da professora mestre em Educação, Rosejane da Mota Farias.
O estudo buscou,  por meio de pesquisa bibliográfica, investigar como os teóricos concebem o ensino de música e musicalidade com estudantes surdos, considerando os diálogos e as divergências acerca de suas especificidades e/ ou diferenças.

A pesquisa destaca a importância de se compreender que os surdos possuem cultura, língua e identidade diferentes, bem como jeito próprio de apreciação da música.

O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro do ano passado, na Ufam.

Marcya Santos foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Fonte: Agência Fapeam

Compartilhar

Sobre o Autor

Intermais