Campus Comunicação Notícias — 08 abril 2014

Manaus – Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) estão mapeando e fazendo uma análise dos documentários produzidos na região entre 1997 e 2010, com a finalidade de compreender como a Amazônia foi representada audiovisualmente durante esse período. O objetivo é verificar de que forma as informações e reflexões veiculadas podem se constituir em conhecimentos relacionados aos processos históricos e culturais na região.

No estudo, intitulado ‘Amazônia audiovisual: representatividades contemporâneas’, desenvolvido desde 2013, estão sendo feitas análises das representações audiovisuais sobre a Amazônia produzidas em filmes documentários nos Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia.

As pesquisas recebem aporte financeiro do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas).

Acerca do estudo, as pesquisas estão sendo feitas no âmbito do Núcleo de Antropologia Visual (Navi) da Ufam. A coordenadora do estudo, Professora Selda Vale,  informou que além do levantamento e mapeamento da produção, os pesquisadores realizarão uma reflexão sobre as discursividades presentes nas imagens e nos temas escolhidos pelos realizadores locais e os mecanismos de incentivo ao audiovisual na região. De acordo com a coordenadora, os pesquisadores pretendem, além de compreender como a Amazônia brasileira está sendo representada, formar uma rede na qual o material seja sintetizado e constantemente discutido.

Além da Professora Selda Vale, fazem parte da pesquisa, o professor da Ufam, Antônio José Vale da Costa, o doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-bolsista do Programa de Comunicação Científica da FAPEAM, Gustavo Soranz, o mestrando em Artes Visuais pela Unicamp, Sávio Stoco, o doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam, Wilson Nogueira, a mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam, Susy Freitas, e o acadêmico de Ciências Sociais da Ufam, Márcio Braz Santana.

Fonte: Fapeam

Texto: Paulo Moura