Extensão Notícias — 01 dezembro 2015

A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia trouxe o tema “Luz, Ciência e Vida”, com o intuito de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Durante três dias, o Centro de Convenções Vasco Vasques recebeu milhares de visitantes que foram conhecer os trabalhos das instituições envolvidas e comprometidas com progresso da ciência e tecnologia no estado.

A Pró-reitoria de Inovação Tecnológica teve participação importante no evento, expondo alguns projetos que já trouxeram expressivos resultados, dando destaque para o projeto do Biodigestor, coordenado pelo professor de Engenharia Química da Ufam Johnson Pontes, que foi considerado o melhor na Feira Internacional da Amazônia deste ano e que também recebeu o título de melhor trabalho de cunho cientifico no Congresso Internacional de Bionergia, realizado ano passado em São Paulo e nos EUA, e conquistando o 1º lugar de Inovação Tecnológica e Aproveitamento Energético.

Segundo o professor Johnson em plena crise econômica e energética que assola o país, devemos incluir novas formas de energia na matriz energética brasileira e principalmente no estado do Amazonas.

Para o aluno, participante do projeto, Miguel Salazar, o projeto é muito interessante pois é sustentável, “Nós queremos fazer uma implementação em uma comunidade mais afastada para realmente fazer uma análise da viabilidade real dele”, afirmou.

A representante da PROTEC Flávia Salles ressalta que é gratificante receber jovens alunos da rede universitária e pública, juntamente com a comunidade no estande da universidade. “Essas ações contribuem para o nosso crescimento e ao mesmo tempo nós também estamos oferecendo conhecimento cientifico e tecnológico”, disse Flávia.

Texto: Cássia de Souza