Campus Notícias — 14 novembro 2015

A partir desta segunda-feira (16), terá início na Universidade Federal do Amazonas o seminário “Negros do Amazonas e as Políticas Públicas Brasileiras”, como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra. O evento será realizado no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a partir das 9 horas.

O evento, que segue até o dia 18 de novembro, busca trazer discussões sobre a luta de negros e índios contra a discriminação racial na sociedade amazonense. Durante os três dias, serão apresentadas mesas-redondas, sessões de cinema e rodas de conversas sobre temas relevantes à consciência negra no Amazonas.

Além de reafirmar os aspectos referentes à presença da população negra no Amazonas nos séculos anteriores, o Seminário pretende discutir a miscigenação de hábitos, costumes, cultura e religiosidade locais. A Pró-Reitoria de Extensão, por meio do programa Nossa África, convida acadêmicos, pesquisadores, operadores do Direito e a comunidade amazonense em geral a participar da Semana.

O seminário é organizado pela UFAM/Proext, Programa Nossa África, Movimento Negro do Amazonas, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUS), Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Confira a programação completa: Programação – Semana da consciência negra

Texto: Cássia de Souza