Campus Notícias — 15 julho 2013

Manaus - A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, e Inovação do Amazonas (SECTI- AM) receberam nesta segunda-feira (15) o cientista, físico e astrônomo Marcelo Gleiser através da palestra “Ciência e Sociedade” às 14h no auditório Eulálio Chaves, situado no setor norte da universidade.

O evento contou com acadêmicos de vários cursos da UFAM, professores doutores, estudantes de escolas públicas e até crianças. O objetivo da palestra foi levar ao público conhecimento sobre a ciência através de maneiras simples e de rápido entendimento, onde as pessoas consigam capturar o conhecimento sem ter dificuldades.

Durante a palestra, o cientista explicou como funcionam as galáxias, o interior do sol e os planetas ao redor dele, o Universo de uma forma geral. Além disso, ressaltou que não haveria vida inteligente no planeta Terra se uma pedra (asteroide) não tivesse caído e trouxesse certas substâncias para cá.

Após a palestra, teve início um breve debate com assuntos como a relação da Ciência e Deus e quanto tempo durará a humanidade. De acordo com Gleiser e outros cientistas citados por ele, “a ideia de a gente colocar Deus na nossa ignorância é muito perigosa. Se quiser acreditar em Deus tudo bem, mas não se podem misturar as duas coisas (ciência), não confundir”.

Em seguida, ele relacionou o tempo da humanidade e do Universo e colocou que “vai depender de como a humanidade vai ser comportar em longo prazo, (…) é preciso escolher melhor os políticos (…) e educar crianças e jovens, cada um precisa fazer a sua parte”.

Ainda durante o debate, Marcelo Gleiser disse “as galáxias não estão paradas, estão apenas afastadas umas das outras, sabe-se que o Universo vai continuar se expandindo e durará mais uns bilhões de anos”.

Gleiser tem 54 anos, mora atualmente nos Estados Unidos e visita o Brasil durante suas férias. É a primeira vez que está na região Norte e pretende continuar incentivando a ciência entre os jovens e facilitar as informações sobre física e astronomia. Além de ser professor de física e astronomia na Universidade Dartmouth College, em Hanover (EUA), também possui 12 livros publicados e dois prêmios Jabuti, premiação da literatura brasileira.

Texto: Noelle Cabral

Fotos: Synde Libório